É um importante instrumento utilizado nas consultas geriátricas: modelo multidimensional para o atendimento de idosos. Utilizamos várias escalas e questionários validados e normatizados para idade, gênero e escolaridade e, assim, avaliamos os domínios mais relevantes do ser humano: capacidade funcional e cognitiva, estado emocional, estado nutricional, avaliação da mobilidade (avaliamos a marcha, equilíbrio e a força muscular) e risco de quedas, presença de incontinências , qualidade do sono, condições sensoriais ( audição e visão), suporte social, carga de morbidades ( quantidade de doenças associadas) e risco de interações medicamentosas (polifarmácia).
É fundamental para o seguimento clínico dos pacientes idosos que, por características intrínsecas ao processo do envelhecimento humano e sua susceptibilidade e vulnerabilidade para múltiplas condições médicas, de caráter biológico, psicológico e/ou social, necessitam de uma avaliação médica mais abrangente.
Por ser uma avaliação global, demanda TEMPO. Fornece informações muito importantes e personalizadas sobre o real estado de cada cliente, possibilitando um PLANEJAMENTO INDIVIDUALIZADO de estratégias, visando a PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO.
Por isso, faça um seguimento médico contínuo com um geriatra titulado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.