1) FAÇA CONTROLE ADEQUADO DE SUA PRESSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial pode levar a insuficiência renal, insuficiência cardíaca, derrame cerebral, ataque cardíaco e acelera a arteriosclerose.
2) MANTENHA-SE COM PESO IDEAL
A obesidade aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, síndromes demenciais, hipertensão arterial, além de sobrecarregar as articulações.
3) NÃO FUME
O tabagismo aumenta a incidência de câncer no pulmão e na bexiga, enfisema pulmonar, úlceras, impotência sexual, ataque cardíaco, gangrena nas pernas, hipertensão arterial e suas consequências.
4) PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE.
É necessário fazer três tipos de exercício: AERÓBICO, RESISTÊNCIA E ALONGAMENTO.
- O exercício aeróbico como caminhadas (passos rápidos), entre 30 minutos a 1 hora por dia, 5 vezes por semana, para o condicionamento cardiorrespiratório, como também melhora na produtividade, libido, tônus muscular, memória, tensão e ansiedade, qualidade do sono e fadiga.
- Exercício de resistência ou força: deve-se praticar atividades como musculação, pilates, treinamento funcional ou qualquer outra atividade com peso ou resistência de molas ou elásticos para o fortalecimento e ganho de massa muscular, 3 vezes por semana.
- Alongamento é fundamental para manter uma melhor performance muscular, reduzindo quadros álgicos articulares e musculares como também trabalhando a preservação do equilíbrio.
5) CONTROLE AS GORDURAS SANGUÍNEAS
Lipoproteínas (LDL-colesterol), colesterol total e triglicerídeos fora dos limites normais, predispõem à arteriosclerose e suas consequências, (infarto, derrames cerebrais, insuficiência arterial periférica, etc). Evite o mais que puder os seguintes alimentos: FRITURAS EM GERAL, leite integral, nata, creme e manteiga de leite, gema de ovos, maionese, queijos curados, carnes gordas, miúdos, embutidos em geral (frios), toucinho, banhas, frutos do mar (crustáceos) e todos os alimentos que contém gordura hidrogenada.
6) FAÇA INGESTÃO ADEQUADA DE VITAMINAS
Através de boa alimentação, rica em frutas e verduras. Evite suplementações sem recomendação de seu médico. Doses excessivas de vitaminas não são recomendadas e podem prejudicar a sua saúde!
Exemplos: o excesso de vitamina A provoca danos ao fígado, dores de cabeça e borramento da visão. O excesso de vitamina D causa distúrbios musculares e cardíacos, além de levar a hipercalcemia e suas complicações como pedras nos rins (nefrolitíase). Doses altas de vitamina C podem precipitar a formação de cálculos renais
Não se esqueça dos OLIGOELEMENTOS (cobre, zinco, manganês, selênio, etc.) que são vitais para o organismo; a suplementação nas doses corretas é importante, mas em excesso vitamina sempre traz consequências danosas.
7) NUNCA:
- Nunca tome medicamentos sem orientação médica. Suplementos vitamínicos inclusive!
Não repita receita médica por conta própria. Lembre-se que o uso abusivo ou inadequado de remédios é uma das grandes causas de mortalidade. Tome muito cuidado com “Remédios Novos” e “Novidades”.
- Nunca faça “dietas da moda” quase sempre são exageros sem nenhuma base científica, comumente trazem problemas sérios.
O único modo seguro para emagrecer é reduzir corretamente a ingestão de calorias com prática regular de atividade física e orientações por profissionais qualificados.
Fuja dos medicamentos moderadores de apetite. Apenas médicos endocrinologistas estão aptos a indicar este tipo de medicação.
- Nunca coma muito sal (6g/dia é o suficiente).
8) CONTROLE SUA GLICEMIA (AÇÚCAR NO SANGUE)
Diabete é uma das maiores causas do envelhecimento precoce e causa severos danos em importantes órgãos (olhos, rins, cérebro) e na circulação, leva a impotência sexual, acelera a arteriosclerose e diminui a resistência orgânica. As melhores sobremesas não são os doces, são as frutas, o excesso de doces significa mais calorias e mais obesidade.
9) CUIDADO COM O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
10) Tenha um “hobby”, dedique parte do seu tempo a ele. PROCURE FAZER O QUE VOCÊ GOSTA.
11) Conviva com outras pessoas, amigos e familiares, FUJA DO ISOLAMENTO E DA SOLIDÃO.
12) Tire regularmente suas férias.
13) A qualidade do seu SONO é fundamental. Procure auxílio médico se o seu sono não estiver adequado ou não for reparador.
14) Invista parte do seu tempo em sua vida espiritual.
15) Toda mulher a partir do momento que inicia o climatério, com ou sem sintomas, deve procurar o seu médico (Ginecologista, Geriatra.) para avaliar a possibilidade de fazer reposição hormonal, o que contribuirá para minimizar a Osteoporose e o envelhecimento precoce, dentre outras vantagens.
16) Beba no mínimo 1,5 litro de líquidos diariamente (água, sucos, água de coco, chá e leite desnatado), coma alimentos ricos em potássio (banana, laranja, tomate) e fibras. Costumamos dizer que o aparelho digestivo do idoso gosta muito de líquidos, potássio, fibras e caminhadas.
17) Faça pelo menos 3 refeições ao dia – a mais importante é a primeira (café da manhã) e a mais leve é a última (jantar).
18) EXERCITE UM POUCO TODOS DIAS A SUA MENTE: leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, conversar e interagir com outras pessoas.
19) Tenha sempre um “IDEAL” para ser conquistado ou pelo menos mantido. “OS ANOS ENRUGAM A PELE, A FALTA DE ATIVIDADE E DE IDEAL ENRUGAM O ESPÍRITO”.
20) Tenha sempre um médico de sua confiança, O SEU MÉDICO oriente seus tratamentos e quando necessário ele fará a indicação de outro(s) profissional(is). Ao famoso e conceituado médico Dr. Miguel Couto atribui-se a seguinte frase: “Quem tem um médico, tem médico; quem tem dois médicos tem meio médico; quem tem três ou mais médicos acaba não tendo nenhum”. “Quem anda de médico em médico, acaba se transformando em Farmácia Ambulante”.
21) A partir dos 45 anos de idade, consulte seu médico pelo menos uma vez por ano, mesmo que julgar desnecessário, para que seja feito um bom exame clínico e se necessário exames laboratoriais. Prevenir é o melhor remédio.
22) Sobre Dieta diária: os alimentos crus, cozidos e assados são mais saudáveis; as frituras você deve abolir do seu dia-a-dia. As conservas, condimentos e temperos fortes, em uso rotineiro, não fazem bem. O azeite de oliva, o óleo de soja, milho, girassol e canola não tem colesterol. Comer molho de tomate, chocolate amargo, alho e cebola é habito salutar e lembre-se que o tipo de carne (porco, vaca, frango ou peixe) é menos relevante; o que importa mais é que a carne seja magra. Em geral as carnes brancas são as melhores. Faça 3 (três) refeições por dia, sendo a primeira mais substanciosa e a última (jantar) mais leve.
“MAIS IMPORTANTE QUE ACRESCENTAR ANOS À VIDA É ACRESCENTAR VIDA AOS ANOS”. Preocupe-se com sua qualidade de vida.